Quem somos

Diário Intelectual é uma iniciativa pessoal. Seu nome não é sem razão: de fato, este é um diário de memórias de estudos. Entretanto, acreditamos que toda melhora individual aos poucos irradia — se é melhora real; seus raios, mesmo que a princípio curtos, devem aquecer e ajudar àqueles que nos são próximos de algum modo. 

“A maior força que há”, dizia Goethe com toda razão, “é a personalidade humana”. Tentemos, então, desenvolver nossa personalidade ao máximo e ser quem devemos ser, confiando naqueles que o tempo e os frutos mostram ser os melhores mestres. É por isto que esta página existe: porque desejamos, de algum modo, ajudar alguém a ser melhor; e ajudar alguém é a razão de nosso ser, de nossas postagens, publicações e traduções. 

Acreditamos que a perfeição deve ser sempre nosso objetivo, embora isto seja (tal como ocorre, mutatis mutandis, numa assíntota crescente) inalcançável na prática. Com efeito, aqui não temos a pretensão de sermos mestres nem guias intelectuais/espirituais de ninguém. Preferimos, antes, indicar aqueles que são melhores que nós para realizar o trabalho, dando dicas sempre que podemos, indicando onde encontrar respostas quando não as sabemos. Temos a convicção de que a vontade e interesse individuais são os melhores motores de um estudante. Sabemos que não somos donos da razão, e reconhecemos que o erro é nossa maior constante — embora desejemos sempre o verdadeiro. Sabemos, ainda, que amigo é aquele que nos corrige e nos traz de volta para o caminho da verdade, mesmo que isto doa no mais profundo de nossa alma. 

Aqui, queremos encontrar amigos e companheiros que possam seguir conosco na busca da Verdade e das respostas para os problemas mais variados da vida: Idem velle et idem nolle.

Entre em contato e fale conosco!

Em caso de dúvidas, sugestões, parcerias, depoimentos e etc, entre em contato conosco através do formulário ou das redes sociais. Retornaremos o mais breve possível.