A Matemática como Elemento na História do Pensamento — Alfred North Whitehead
A Matemática como Elemento na História do Pensamento foi originalmente proferido como uma palestra perante
A Matemática como Elemento na História do Pensamento foi originalmente proferido como uma palestra perante
Filósofo, poeta, crítico literário e cultural, George Santayana é uma figura principal na Filosofia Clássica Americana. Seu naturalismo e sua ênfase na imaginação criativa foram presságios de importantes reviravoltas intelectuais em ambos os lados do Atlântico.
Immanuel Kant (1724-1804) é a figura central da filosofia moderna. Ele sintetizou o racionalismo e o empirismo do início da modernidade, estabeleceu os termos de grande parte da filosofia do século XIX e XX, e continua a exercer uma influência significativa hoje em dia na metafísica, na epistemologia, na ética, na filosofia política, na estética e em outros campos.
Alfred North Whitehead (1861-1947) foi um matemático e filósofo britânico, e é mais conhecido por seu trabalho na lógica matemática e na filosofia da ciência. Em colaboração com Bertrand Russell, ele foi co-autor do marco histórico Principia Mathematica em três volumes (1910, 1912, 1913). Mais tarde, ele foi fundamental para a abordagem pioneira da metafísica, hoje conhecida como filosofia dos processos.
Benedito (em hebraico, Baruch; em latim, Benedictus) Espinosa é um dos filósofos mais importantes — e certamente o mais radical — do início do período moderno. Seu pensamento combina um engajamento em vários princípios metafísicos e epistemológicos cartesianos com elementos do antigo estoicismo, de Hobbes e do racionalismo judeu medieval em um sistema altamente original.
24 Teses Metafísicas, escritas pelo matemático e filósofo alemão G. W. Leibniz Há uma razão
Platão (429? – 347 A.E.C.) é, unanimamente, um dos escritores mais deslumbrantes da tradição literária ocidental e um dos autores mais profundos, abrangentes e influentes da história da filosofia. Cidadão ateniense de boa condição, ele exibe, em suas obras, seu envolvimento nos eventos políticos e nos movimentos intelectuais de seu tempo, mas as questões que ele levanta são tão profundas, e as estratégias que usa para enfrentá-las são tão ricamente sugestivas e provocativas, que leitores instruídos de quase todos os períodos foram de alguma forma influenciados por ele, e em praticamente todas as épocas há filósofos que se consideram platonistas em alguns aspectos importantes.
Sobre a Filosofia de Descartes, ensaio escrito pelo filósofo e matemático G. W. Leibniz. Quanto
Sobre a Sabedoria: A Arte de Raciocinar Bem, A Arte da Descoberta, A Arte de
Sobre a Reforma da Metafísica e sobre a Noção de Substância, no original: On the