Carta atribuída a São Tomás de Aquino, endereçada ao Irmão John, sobre como estudar.
Irmão John, mais querido para mim em Cristo; já que você me perguntou como deveria estudar a fim de adquirir o tesouro do conhecimento, ofereço-lhe este conselho sobre o assunto: Não queira saltar imediatamente dos regatos para o mar, pois é preciso passar por coisas mais fáceis em direção às mais difíceis. Portanto, as seguintes observações são meu conselho acerca do modo de viver:
- Recomendo-lhe que seja lento para falar, e lento também para ir à sala de conversação.
- Abrace a pureza de sua consciência.
- Não abdique de passar o tempo em oração.
- Ame passar muito tempo em sua cela, se deseja ser levado para dentro da adega.
- Mostre-se amável a todos, ou pelo menos tente fazer isso; mas não esteja muito familiarizado com ninguém, pois a familiaridade gera desprezo e proporciona matéria para distraí-lo do estudo.
- E também não se envolva de maneira alguma nas discussões e assuntos dos leigos.
- Sobretudo, evite discussões vãs.
- Não deixe de imitar o exemplo dos homens bons e santos.
- Não considere quem é a pessoa que você está escutando, mas, seja qual for o bem que ela diga, certifique-se também de que seja guardado na memória.
- O que você lê, comece a compreender verificando aquilo que é duvidoso;
- E coloque o que puder no estoque de sua mente, como alguém que queira encher um recipiente.
- “Altiora te ne quaeras”1 (“Não procures o que é elevado demais para ti.”)
Siga os passos daquele abençoado Dominic, que, enquanto ainda vivia sua vida como companheiro de viagem, gerou e produziu folhagem, floração e frutos — frutos tanto úteis como surpreendentes — no Vinhedo do Senhor dos Exércitos. Se você seguir essas etapas, será capaz de alcançar tudo o que você tem em mente. Fique bem!
Nota:
[1] “22 Altiora te ne quaesieris, et fortiora te ne scrutatus fueris: sed quae praecepit tibi Deus, illa cogita semper, et in pluribus operibus ejus ne fueris curiosus.” Ecclesiasticus 3:22 — Biblia Sacra Vulgata
Se esta tradução foi útil para você, apoie nosso projeto através de um Pix de qualquer valor para que possamos continuar trazendo mais conteúdos como esse. Agradecemos imensamente pelo seu apoio! Chave Pix: diariointelectualcontato@gmail.com
Parabéns pela tradução, ficou ótima!
Possuo o livro Vida Intelectual, dedico atualmente minha vida para matemática, física e filosofia. Iniciei minha vida nos estudos com esse livro. A tradução dos conselhos Tomistas ficaram bem melhores aqui.
Parabéns pelo trabalho!